Bom dia! Hoje é quinta, 23 de novembro de 2017
Home / Notícias / IBGE monta Comissão Municipal de Geografia e Estatística em Bataguassu para Censo Agropecuário 2017

IBGE monta Comissão Municipal de Geografia e Estatística em Bataguassu para Censo Agropecuário 2017

/
/
/
202 Visualizações

Uma reunião promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Três Lagoas na quarta-feira, dia 26 de julho, às 10 horas, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, formalizou a montagem da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) em Bataguassu em apoio a realização do Censo Agropecuário 2017.

De acordo com o representante do IBGE, Wilson Douglas de Queiroz Blini, o órgão prevê iniciar a coleta de dados para o censo a partir de 1º de outubro, percorrendo por cinco meses 100% dos estabelecimentos agropecuários do País, em cada um dos 5.570 municípios brasileiros

Blini comenta que entende-se por estabelecimentos agrários todas as unidades de produção dedicadas total ou parcialmente a atividades agropecuárias, florestais e agrícolas, independente do tamanho, pessoa física ou jurídica.

Ele frisa que serão levantadas informações sobre área, produção, características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas, com objetivo de promover um planejamento e monitoramento da estrutura agropecuária brasileira. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

O responsável acrescenta que todas as informações obtidas através do censo são sigilosas, apenas para fins estatísticos e salientou que os censitários estarão na época da pesquisa identificados com coletes, crachás e recurso de aparelho PDA com sensor GPS embutido.

Durante a reunião, além da criação da comissão, foi solicitada a parceira da Prefeitura para a instalação de um posto de coleta – local temporário de apoio às equipes que estarão à campo durante a realização do censo. Um local para a realização de um treinamento regional dos censitários também foi solicitado pelo órgão. Uma próxima reunião deve ser marcada nos próximos dias para discutir mais sobre o trabalho.

Em Bataguassu, fazem parte da CMGE, o presidente do Sindicato Rural, Manoel Agripino (Mapino); o coordenador municipal da Agraer, Maurílio dos Santos; o representante do Iagro, Pedro Portela; além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Alessandro Firmino de Souza. Participaram da reunião ainda o representante do IBGE, Arthur Yamamoto.

Conforme os dados do IBGE, em 2016, o município de Bataguassu possuía 174.758 hectares de área agropecuária, com total de 728 estabelecimentos cadastrados.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *