Boa tarde! Hoje é quarta, 13 de dezembro de 2017
Home / Notícias / Atrações culturais marcam Dia da Consciência Negra em Bataguassu

Atrações culturais marcam Dia da Consciência Negra em Bataguassu

/
/
/
23 Visualizações

Por: Bianca Lima / Assecom – Prefeitura de Bataguassu

 

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado na última segunda-feira, dia 20, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretária Municipal de Assistência Social, por meio do Núcleo Municipal de Igualdade Racial desenvolveu no último sábado, dia 18, às 20 horas, uma série de ações culturais em alusão a data. As atividades ficaram concentradas na praça Jan Antonin Bata.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Nely Castello Branco Sanches, o evento teve como objetivo fomentar a reflexão da sociedade quanto à importância do debate sobre a igualdade racial, com vistas a uma sociedade sem discriminações.

Durante a ação, foram homenageadas as representantes da beleza negra de escolas locais, além de realizada apresentação cultural da Banda Afrobata, projeto iniciado este ano pelo município que atende jovens de 12 a 16 anos e que visa proporcionar inclusão social de crianças, adolescentes e jovens, resgatando a cidadania, autoestima, socialização e fortalecimento de vínculos dos grupos através da integração sociocultural.

A Banda Afrobata está sendo coordenada pelo professor de música Igor Morais, sendo que para a aquisição dos instrumentos musicais de percussão, recursos estaduais através de Emendas Parlamentares foram disponibilizados com contrapartida do município.

O grupo de pagode “Envolvente”, de Presidente Epitácio (SP) assim como grupos de dança de Bataguassu se apresentaram durante o evento, que contou ainda com a troca de informações a respeito do Serviço Família Acolhedora e exposição de artesanatos diversos.

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), presidente da Assomasul não pode comparecer ao evento devido agenda, mas parabenizou a toda a equipe da secretaria pela realização da atividade. Estiveram presentes o vice-prefeito Akira Otsubo (PMDB) e demais secretários municipais.

DATA

O Dia Nacional da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro foi instituído no Brasil em 2003 através da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, líder do Quilombo de Palmares conhecido pela grande resistência à escravidão durante o período colonial do Brasil. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *