Boa noite! Hoje é segunda, 23 de abril de 2018
Home / Notícias / Agentes Comunitários de Saúde participam de palestra sobre NutriSUS

Agentes Comunitários de Saúde participam de palestra sobre NutriSUS

/
/
/
302 Visualizações

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram no dia 11 de abril, às 13h30, na Câmara Municipal de Vereadores, de uma palestra sobre a estratégia de fortificação NutriSUS.

A ação foi conjunta entre Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e teve como objetivo orientar os profissionais que atuam junto à população local no repasse de informações sobre a suplementação.

Foto: Micael Nunes

Segundo a nutricionista da Semec, Kelly Azenha, o NutriSUS faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde ao qual o município fez adesão em 2015 juntamente com outros cinco municípios do Estado.

Ela comenta que a estratégia de fortificação da alimentação infantil baseada em micronutrientes em pó, tem como público-alvo crianças de 6 a 48 meses e consiste na adição de um sachê contendo vitaminas e minerais em uma das refeições oferecidas diariamente para as crianças nas creches.

Kelly observa que no município, as creches cadastradas no PSE e que receberão a fortificação serão a CEI Vovó Diva, Ceinf Ênio Martins, Irmã Pura Pagani e CEI Ana Maria Berro, no Distrito de Nova Porto XV. O trabalho teve início esta semana.

A nutricionista lembra que antes de iniciar a distribuição da suplementação, reuniões orientativas foram desenvolvidas com a participação de coordenadores, diretores e funcionários das unidades escolares em um primeiro momento e também com a participação dos pais e/ou responsáveis pelos alunos, visando esclarecer dúvidas sobre a estratégia de saúde. “O objetivo é garantir uma alimentação adequada e saudável para o pleno crescimento e desenvolvimento das crianças, agindo na prevenção de anemia e demais doenças e carências de micronutrientes na infância”, salientou ela.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *