Bom dia! Hoje é terça, 17 de julho de 2018
Home / Notícias / Prefeitura de Bataguassu investe em saúde preventiva e adquire escovódromo para atendimento de alunos no PSE

Prefeitura de Bataguassu investe em saúde preventiva e adquire escovódromo para atendimento de alunos no PSE

/
/
/
55 Visualizações

Com o objetivo de promover ações de sensibilização e educação em saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu este mês um escovódromo portátil e seis fantoches de pelúcia para auxílio de dentistas e odontólogos durante os atendimentos desenvolvidos pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

Na quinta-feira, dia 19 de abril, os alunos da Escola de Educação Especial “Professor José Domingos Chionha”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bataguassu participaram de um atendimento de  escovação supervisionada feito por um dentista e auxiliares de saúde bucal da unidade de saúde do bairro Jardim Acapulco.

Durante a ação, os alunos receberam demonstrações de como realizar uma boa higiene bucal, trabalho com flúor e ainda receberam uma escova de dente cada.

Com os fantoches, por meio da linguagem lúdica, as crianças têm sua atenção voltada para a forma correta de usar escova, pasta e uso do fio dental. Uma fantasia de dente gigante também foi adquirida para incentivar a prática da escovação dental entre os alunos.

A secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso destaca que os investimentos realizados pela administração municipal como a aquisição do escovódromo e demais utensílios tem o objetivo de auxiliar o trabalho dos profissionais da saúde local.

No que se refere ao Programa Saúde na Escola, Maria Angélica observa a necessidade de se promover a sensibilização e queda no índice de doenças relacionadas à boca. “A ideia é que as crianças adquiram o hábito saudável da escovação e da higiene bucal, tornando-se auto-suficientes neste aspecto, reduzindo, desta forma, problemas relacionados à saúde bucal”, conclui.

SAÚDE NA ESCOLA

Criado em 2007 pelo governo federal, o PSE surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

A iniciativa prevê ações para acompanhar as condições de saúde dos estudantes por meio de avaliações e orientação, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.

Em Bataguassu, são pactuados pelo programa os Centros de Educação Infantil (CEI) Vovó Diva, Pura Pagani, Ana Maria Berro, no Distrito de Nova Porto XV; Ceinf Prefeito Ênio Martins; as escolas municipais Marechal Rondon, Pedro Domingues de Figueiredo (Nova Porto XV) e Professora Maria da Conceição (Assentamento Santa Clara), escola estadual “Manoel da Costa Lima”, além de instituições como a Apae.

O trabalho consiste na abordagem de 12 ações, entre elas, o tema saúde bucal.

 

Por >< Bianca Lima / Assecom – Prefeitura de Bataguass

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *